A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) suspendeu por 32 dias as cirurgias eletivas e os atendimentos ambulatoriais nos hospitais da rede pública devido à taxa de ocupação dos leitos de UTI estarem acima de 90% em Teresina e no interior do estado. A decisão entra em vigor nesta segunda-feira (29) e permanecerá até o dia 30 de abril.
“Considerando ainda a grande dificuldade de aquisição de insumos e fármacos para pacientes que se internam em UTI Covid e que também são utilizados nos centros cirúrgicos, resolvemos suspender as cirurgias”, informou o superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.
Assim, ficarão mantidos apenas os procedimentos ambulatoriais de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), cirurgias de regulação, demais procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, cardíacos e neurocirúrgicos.
De acordo com a Sesapi, fica a critério de cada diretor de unidade de saúde decidir sobre a suspensão dos ambulatórios e a realocação de servidores.
G1 PI