O Governo do Piauí sancionou, nesta quinta-feira (25), a lei que antecipou os feriados de Corpus Christi, que acontece em 3 de junho, e de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para esta sexta-feira (26) e terça-feira (30). A medida busca reduzir a circulação de pessoas para evitar a contaminação por coronavírus.

Corpus Christi (3 de junho): antecipado para sexta-feira (26)
Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro): antecipado para terça-feira (30)

Em coletiva de imprensa nesta quinta, o governador Wellington Dias (PT), disse que pediu aos prefeitos do Piauí que antecipassem feriados municipais para a próxima quarta-feira (31). O objetivo é criar um feriado prolongado, de terça (30) a domingo (4).

A Associação dos Prefeitos do Piauí (APPM) informou que os prefeitos aprovaram a proposta em uma assembleia virtual realizada nesta quarta-feira (24). Já a prefeitura de Teresina informou que não irá antecipar feriados.

Novas medidas restritivas

Durante a coletiva, o governador adiantou algumas propostas de restrições para a próxima semana. As propostas serão analisadas pelo Comitê de Operações Emergenciais (Coe) em uma reunião marcada para as 16h desta quinta.

Wellington disse que irá propor o fechamento de praias e balneários e que haverá restrições nos deslocamentos de pessoas entre cidades. O governador disse ainda que irá propor restrição no comércio de bebidas alcoólicas durante todo o período.

“É um período em que as pessoas viajam muito, e isso tanto leva coronavírus e traz coronavírus”, disse.
As propostas serão debatidas na reunião com o Coe. Fazem parte do conselho membros dos três poderes, da iniciativa privada e de trabalhadores.

“Segunda-feira [29] já tem restrições a partir do limite de funcionamentos durante o dia. A partir de terça, quarta, quinta… até domingo, apenas atividades estritamente essenciais, que vamos estar definindo hoje”, disse o governador.

G1 PI