A Secretaria de Justiça do Piauí decidiu prorrogar por mais sete dias a suspensão das visitas em todos os presídios do Piauí após o aumento dos casos de Covid-19 no estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado de 19 de março.

Ficam então suspensas: as visitas sociais e íntimas; o atendimento de advogados e defensores públicos, salvo os casos urgentes; escoltas de presos custodiados no Piauí, com exceção de requisições judiciais, inclusões e situações emergenciais; serviços de assistência religiosa e capelania; e serviços de assistência educacional.

A secretaria autorizou apenas a entrega de itens básicos por parte dos familiares nos presídios. As visitas virtuais também seguem normalmente. Os atendimentos de advogados e defensores vão poder ser realizados por meio de videoconferências.

Na portaria, o secretário de Justiça, Carlos Edilson, destacou que em vários estados brasileiros as visitas foram suspensas e que são necessárias medidas mais restritas considerando “o atual momento da pandemia, com indicadores crescentes em todo o país, inclusive com casos comprovados de novas variantes, com potencial mais elevado de transmissibilidade”.

G1 PI