Na manhã desta terça-feira (16) o secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, visitou alguns bairros da cidade que possuem áreas consideradas de risco nesse período chuvoso. A visita foi solicitada por moradores que temem deslizamentos após forte chuva que cai na cidade desde o início do dia.
Muitos moradores já tiveram suas casas invadidas pela água da chuva e alguns comércios também foram atingidos pelo grande volume de água. A situação é ainda mais delicada em alguns bairros como, Canto da Várzea, São José, Bomba, Parque de Exposição, Junco e DNER, que são tendenciosos às enchentes; bem como o bairro Aerolândia, e as localidades morro da AABB e morro da Mariana são suscetíveis a deslizamentos.
Em uma entrevista exclusiva ao Grande Jornal, João Araújo fala que ele e toda a sua equipe já têm conhecimento da situação e estão se mobilizando para amenizar a situação.
“Eu estou nesse momento aqui no bairro Canto da Várzea, fazendo aqui uma vistoria na casa de uma família que me chamou para que a gente pudesse vir averiguar de perto o que estava acontecendo. Na realidade essa chuva veio com um grande volume e com um grande tempo durado, e nós tivemos a preocupação desde 8h da manhã, eu, juntamente com a minha equipe, já nos deslocamos para todas as regiões, todos os bairros da nossa cidade, por exemplo, o bairro São José, que é um dos bairros que está sendo muito atingido […] também a Aerolândia, tivemos nos muros de Arlindo, para ver como estava a situação, para ver se estava oferecendo risco para a nossa população, e o que eu pude ver foi muita água. Muita água, muitas casas já inundadas”, afirmou o secretário.
Na ocasião, o gestor falou sobre quais medidas estão sendo tomadas.
“As avenidas Transamazônica e Getúlio Vargas têm muita água. A galeria em frente à Caixa Econômica do bairro Bomba agora mesmo já está transbordando. Já não suporta mais as águas. Estamos aqui esperando o momento oportuno para que possamos estar realizando mais trabalho de manutenção, e ver a questão de projetos para que a gente possa realmente estar fazendo umas drenagens para que nos próximos invernos não tenhamos tanta preocupação e transtornos na nossa cidade”, pontuou.
João Araújo informou ainda que já havia pelo menos dezoito chamados de ocorrências entre inundações, deslizamentos e desmoronamentos de muros e que todos seriam atendidos até o final do dia. Na oportunidade ainda fez um apelo à população picoense para que evitasse jogar lixos e entulhos em locais inapropriados a fim de evitar entupimento dos canais de escoamento de água.
“Tenho batido nessa tecla pedindo a colaboração do povo de Picos para colocarem seus lixos nos locais apropriados e na hora certa para que a gente não tenha esses transtornos, porque sabemos que as galerias são entupidas pelo lixo e isso complica o cenário já causado pelas chuvas”, alertou.
O Secretário disponibilizou ainda um número de telefone (89 9 9456-5520) com um atendimento 24 horas para emergências relacionadas a deslizamentos e alagamentos na cidade de Picos.