O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) apura denúncias de pessoas que tenham furado a fila da vacinação contra Covid-19 em 32 cidades do estado. Em outras duas cidades, Uruçuí e Guaribas, os gestores já foram denunciados à Justiça. Atualmente, só podem ser vacinados os profissionais da saúde e idosos com mais de 90 anos.

Com isso, foram instaurados procedimentos para apurar os casos de pessoas não são do grupo prioritário e tenham tomado a vacina. Os dados foram levantados pelo Centro de Operacional de Defesa da Saúde.

O MP ofereceu denúncia à Justiça contra dois dos prefeitos por furar fila da vacinação contra a Covid-19: o gestor de Guaribas, Joercio Matias (MDB) e o prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho (PP).

Projeto criminaliza ‘fura-fila’

A Câmara Federal aprovou nesta quinta-feira (11) um projeto de lei que transforma em crime o ato de furar fila para ser vacinado. A proposta cria um novo tipo de crime, chamado de “infração a plano de imunização”, atualmente não previsto no Código Penal. O texto segue para a análise do Senado.

Além do fura-fila, a proposta criminaliza qualquer afronta à operacionalização de planos de imunização federais, estaduais, distritais ou municipais. Pela proposta aprovada, o crime abarca todas as vacinas, e não apenas as doses contra a Covid-19.

A pena estabelecida no projeto é de um a três anos de detenção e multa. Esta pena pode ser aumentada em um terço caso envolva falsificação de atestado e outros documentos.

Veja a lista dos municípios:
Barras
Corrente
Cristalândia
Sebastião Barros
Demerval Lobão
Luzilândia
Joca Marques
Madeiro
Pedro II
Altos
Domingos Mourão
Milton Brandão
Lagoa de São Francisco
Coivaras
Pio IX
Cocal
Cocal dos Alves
Avelino Lopes
Júlio Borges
Morro Cabeça no Tempo
Curimatá
Oeiras
São Miguel do Fidalgo
São Francisco do Piauí
Cajazeiras do Piauí
Piracuruca
São José do Divino
São João da Fronteira
Cristino Castro
Santa Luz
Palmeira do Piauí
Alvorada do Gurguéia

 

G1 PI