Início Destaque Estado oferece outro espaço às organizações e prédio ocupado abrigará policlínica de...

Estado oferece outro espaço às organizações e prédio ocupado abrigará policlínica de Picos

Prédio está ocupado há cerca de duas semanas (Foto: Assis Santos)

A secretária de Estado de Administração e Previdência do Estado do Piauí (Seadprev), Ariane Benigno, e a superintendente de relações sociais do governo, Núbia Lopes, estiveram nesta terça-feira (02), na cidade de Picos. As duas gestoras se reuniram com os integrantes dos movimentos sociais que ocuparam na semana passada o prédio do extinto Banco do Estado Piauí (BEP).

O imóvel abrigou por um período o “Espaço Cidadão”, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), e fica situado na Avenida Getúlio Vagas, no centro. O edifício vinha sendo ocupado por moradores de rua e usuários de drogas.

As entidades já haviam solicitado o espaço ao governo há mais de dois anos para ser utilizado como um centro de apoio para as organizações sociais, e como forma de agilizar o processo, eles decidiram pela ocupação. Mas de acordo com integrantes da gestão estadual, a estrutura deverá abrigar a Policlínica de Picos.

Segundo a secretária, o estado está disponibilizando outros locais que serão avaliados pelo coletivo. “Esse é primeiro contato que nós estamos tendo com eles, após a ocupação nós colocamos aqui outras possibilidades, eles ficaram de avaliar e após, nos dará um retorno”, disse ela.

A superintendente de relações sociais do governo, Núbia Lopes, destacou como o órgão vem agindo mediante o debate entre o governo e o comando da ocupação. “ A gente tem acompanhado desde do primeiro momento e fazendo esse diálogo no sentido de chegar a um entendimento que possa atender as reivindicações dentro da legalidade”, declarou.

A integrante da equipe de negociação, Josy Costa, avaliou como produtiva a reunião. “A gente faz uma boa avaliação, primeiro que o governo se mostra solícito a resolver a nossa dificuldade, que é ter um espaço para desenvolver suas atividades. Vamos analisar os espaços que estão nos oferecendo e na próxima semana decidiremos”, informou.

Foram oferecidos vários imóveis de propriedade do estado existentes no município de Picos para serem apreciados pelos ativistas sociais.