Um homem morreu na tarde de terça-feira (26) ao ser atingido por um raio na zona rural da cidade de União. Francisco das Chagas, de 40 anos, teve morte imediata. O acidente aconteceu por volta das 17h, na localidade Baixa Grande, durante uma forte chuva.

Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia que monitora a atividade de raios no país, registrou 1066 descargas elétricas na cidade nessa terça-feira (26). Destes raios, 594 atingiram o solo.

Segundo o professor de climatologia Werton Costa, as chuvas dessa terça foram formadas por um fenômeno meteorológico conhecido como Vcan (Vórtice Circular de Altos Níveis), que provoca tempestades e uma alta incidência de raios.

“É um sistema de nuvens que giram. No centro dele, temos o tempo firme, e nas beiradas temos tempestades. Essas nuvens giram com muita intensidade, causando muito atrito entre as partículas de gelo. São muitos raios”, comentou o climatologista.

Desde segunda-feira (25) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de possibilidade de chuvas intensas. O Inmet alerta sobre a possibilidade de fortes rajadas de vento e evitar manter aparelhos eletrônicos ligados a tomadas.

G1 PI