O governo do Piauí começou a distribuição dos insumos necessários para a vacinação nos municípios. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), haverá imunização em todas as 224 cidades do estado.

Cada cidade deve receber kits com os equipamentos necessários para começar a imunização. Seringas, agulhas e equipamentos de proteção individual começaram a ser transportados nesta sexta-feira (15).

Segundo a Sesapi, os equipamentos devem atender a 1ª Fase da vacinação de grupos prioritários, que soma cerca de 229 mil pessoas.

Nesta fase, devem ser vacinados os trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas e a população indígena em terras indígenas demarcadas.

A previsão do Ministério da Saúde é de que a Anvisa consiga concluir a análise de duas vacinas, produzidas pela FioCruz e pelo Insituto Butatan, entre segunda (18) e terça-feira (19). O governador Wellington Dias (PT) disse que, com a aprovação da Anvisa, o estado deve definir até o dia 27 o seu calendário de vacinação.

Já sobre Teresina, o prefeito Dr. Pessoa (MDB) disse em entrevista à TV Clube que a vacinação pode começar na próxima quarta-feira (20). O prefeito disse que a capital tem a estrutura preparada e aguarda o aval do Ministério da Saúde. A imunização deve acontecer simultaneamente em todo o Brasil.

Veja abaixo a lista das fases em que acontecerá a vacinação de grupos prioritários no Piauí:

1ª Fase
Trabalhadores da Saúde;
Pessoas com 80 anos ou mais;
Pessoas de 75 a 79 anos;
Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas;
População indígena em terras indígenas demarcadas;

2ª Fase
Pessoas de 70 a 74 anos;
Pessoas de 65 a 69 anos;
Pessoas de 60 a 64 anos;

3ª Fase
Pessoas com comorbidades (Diabetes melitos; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de õrgão sólido;);

4ª Fase
Forças de Segurança e Salvamento;
Pessoas em situação de rua;
Forças Armadas;
Trabalhadores da Educação (básico e superior);
População privada de liberdade;
Funcionário do Sistema de Privação de Liberdade;
Pessoas com deficiência permanente grave;
pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas;
pessoas com deficiência institucionalizadas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário/passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores do transporte aéreo;
Trabalhadores do transporte metroviário e ferroviário;
Trabalhadores do transporte aquaviário;
Trabalhadores de portuários;

G1 PI