O diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Rodrigo Martins, informou nesta segunda-feira (28) que o setor de ortopedia está com 170% de superlotação, ou seja, há um número de pacientes 70% acima da capacidade do hospital para atendê-los.

Ele informou que, dos 570 pacientes que deram entrada no HUT durante o feriado de Natal, 18% correspondem a pessoas envolvidas em acidentes com motocicleta. Dos pacientes que deram entrada no hospital, 170 permaneceram na unidade de saúde.

O diretor disse que mesmo em meio a uma pandemia, restrição e isolamento social, observou-se uma crescente no número de acidentes no mês de dezembro.

“Observamos um aumento de atendimentos de acidentes de trânsito do início ao fim do mês de dezembro. Isso nos dá uma certa preocupação porque, paralelo a isso, nós sabemos da possibilidade de um real aumento nos casos de Covid-19 em Teresina”, declarou.
O diretor acrescentou que o HUT ainda não está com sua capacidade de UTI’s para Covid-19 100% ocupada, mas se observa um número de ocupação crescente nestes leitos.

“Hoje possuímos três tendas no hospital de campanha João Claudino Fernandes, anexo do HUT, 36 leitos de UTI e mais 18 leitos de UTI no próprio HUT. Há uma crescimento na ocupação e já repassamos estes dados para a próxima gestão se planejar em janeiro”.

Para o período de fim de ano, Rodrigo Martins alerta sobre a Covid-19 e a importância de respeitar as leis de trânsito.

“É importante que a população continue alerta, que evite aglomerações e continue usando a máscara e seguindo as recomendações sanitárias. Também é muito importante que as pessoas respeitem as leis de trânsito, use o capacete e não seja mais uma estatística neste fim de ano”, completou o diretor do hospital.

G1 PI