No Piauí, segundo a Secretaria de estado da Justiça do Piauí (Sejus), houve um aumento de cerca 35% detentos inscritos no Enem. Ao todo 709 reeducandos foram inscritos no Enem PPL 2020. O número foi superior aos 522 inscritos em 2019, representando um aumento de 35,8%.

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) será realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro em 2021.

Em 2019, o Enem PPL aprovou 166 reeducandos no Piauí. Além do Exame Nacional, também são trabalhados programas de ensino como o EJA – Educação para jovens e Adultos; Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos; Projovem Urbano – Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Os detentos também têm acesso a cursos e atividades profissionalizantes.

O ensino nas penitenciarias piauiense, apesar da pandemia do novo coronavírus, conseguiu enfrentar desafios e facilitar o acesso à educação dos reeducandos, segundo a coordenadora de Ensino Prisional da Sejus, Jussyara Valente.

“Foram muitos desafios. Este ano, estudamos uma forma de não parar com o acesso à educação nas unidades prisionais e conseguimos ofertar atividades remotas em parte das penitenciárias. Também entregamos apostilas e cadernos de questões produzidos pela Seduc [Secretaria de Estado da Educação do Piauí], como forma de incentivar os reeducandos”, disse Jussyara.

G1 PI