O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), está prestes a voltar com o seu atendimento presencial para o público, mas para isto acontecer de forma segura para o condutor piauiense, o departamento realizou todos os procedimentos necessários para a retomada das atividades regulares baseadas nas orientações da OMS e exigidas pela vigilância sanitária.
Para que este retorno de forma gradual seja seguro, o órgão dispõe de placas de avisos sobre a utilização de máscaras no ambiente e a importância da utilização de álcool em gel nas mãos, câmeras térmicas na entrada do órgão para medir a temperatura do local e de todos os usuários dentro do órgão, bem como medidores de temperaturas (termômetros) de longa distância para ser usada nos usuários na recepção, e disponibilização de álcool em gel.
Também dispõem de placas de proibição e distanciamento entre cadeiras de assento para os usuários, placas explicativas sobre o distanciamento de pelo menos 1 metro durante a fila, marcações de distância necessárias no piso, e instalação de proteções de acrílicos na bancada da mesa de atendimento para garantir a segurança do usuário e de nossos funcionários.
O diretor geral do Detran-PI, Arão Lobão, em entrevista por videoconferência na última segunda-feira (20), afirmou que as autoescolas estarão realizando aulas remotamente para os usuários com processos de habilitação que estavam em andamento. “Por via de regra os órgãos ainda proíbem as aulas presenciais nas autoescolas, bem como o decreto estadual, mas já autoriza que as aulas sejam ministradas de forma remotas. A portaria de nº 110/2020, já autoriza as autoescolas a se credenciarem para que as aulas sejam online”, afirma.
Mesmo ainda sem uma data prevista para o retorno dos atendimentos presenciais, o órgão ainda está elaborando meios de retornar de forma gradual, com a possibilidade de adotar o agendamento para alguns serviços, de forma simples e segura. Para isto acontecer, o usuário necessitará acompanhar os nossos canais de comunicação para ficar bem informado. Por enquanto apenas o serviço de transferência de veículos por meio de despachantes para donos de concessionárias por agendamento está sendo realizado.