Na manhã desta sexta-feira (06) professores da Rede Estadual de Ensino do Piauí, da região de Picos, participaram de uma assembleia que aconteceu na Escola Técnica Estadual Petrônio Portela – Premem- e em seguida foi realizada uma caminhada pelas principais ruas da cidade.
A categoria iniciou uma greve geral desde o dia 10 de fevereiro e não tem previsão de retorno à sala de aula.
A presidente do Sinte regional de Picos, Gisele Dantas, destacou que os professores reivindicam do Governo do Estado, o pagamento do reajuste do piso salarial de 2019 e 2020.
“ O governo está nos negando um direito adquiro por lei federal, era para nós estarmos nas escolas trabalhando, mas o governo está tirando os nossos direitos e não tem proposta. Vamos mostrar para eles que nós somos resistentes”.
A professora Renaria Castro falou sobre a importância de os pais e alunos apoiarem os professores nessa causa.
“Estamos aqui junto com os alunos, é importante que os alunos e os pais nos ajudem, até porque eles têm a consciência que é uma luta de classe e com eles nossa luta fica mais forte”.
Segundo o órgão, “eles pedem que o reajuste referente a 2019 de 4,17% seja aplicado no contracheque” enquanto que Dias “propõe a aplicação em forma de auxílio alimentação”. Os docentes também “pedem um reajuste para 2020 no valor de 12,84%”. A proposta do Sinte é um acampamento por tempo indeterminado até que as reivindicações sejam atendidas.
Confira as entrevistas
Gisele Dantas
Renaria Castro