O climatologista Werton Costa informou que as chuvas vão permanecer estáveis em Picos e região, segundo ele, a atmosfera segue a influência do aquecimento do Oceano Atlântico. Esse aquecimento é favorável para intensificar os processos chuvosos.
Werton também ressaltar que o Oceano Pacífico está na condição de neutralidade, ou seja, nem frio nem quente. Geralmente, são nos períodos de aquecimento dele que se forma a condição do El Niño, que retira as chuvas do Nordeste, ampliando as possibilidades de seca.
“Então isso está descartado. A neutralidade, porém, não pode ser confundida com o quadro de normalidade e, por isso, a estação chuvosa segue oscilante. Para a faixa do sertão essa oscilação vai continuar implicando em dias chuvosos e de veranico, ou seja, de tempo firme”, explica.
O climatologista explica que para a região de Picos, essa será uma tendência: algumas interrupções rápidas da chuva, algumas mais volumosas, outras moderadas.
É o que aguarda durante todo esse período. Para algumas cidades da região, pode-se sentir chuvas abaixo da média e outras, acima. Mas, de qualquer forma, durante o período de fevereiro, assinala a metade da quadra chuvosa. Um ponto importante para o produtor rural, onde poderemos presenciar a continuidade da chuva em níveis e volumes diferentes. Daí recomenda-se acompanhar sempre a previsão de curto prazo. As chuvas devem continuar dentro da normalidade em Picos, porém devem se intensificar a partir de fevereiro”.
Confira a entrevista
Werton Costa