Na manhã desta terça-feira (4), aconteceu uma audiência pública na Câmera de vereadores de Picos para discutir demandas e realizar planejamentos sobre a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgoto sanitário do município.

O coordenador regional da Agespisa, Francisco das Chagas, destacou que a organização vem enfrentando grandes problemas em relação aos vazamentos.

“ São muitos os problemas que a gente vem enfrentando dia após dia, muitos problemas na questão da água, tanto na questão de vazamentos de grande porte e nesse período chuvoso o volume de água aumenta e não podemos diminuir ação das nossas bombas porque se paramos algumas áreas mais altas ficarão sem água”.

O diretor geral do Instituto de Águas e Esgotos do Estado do Piauí, Luiz Claudio Lima, pontua que na audiência foi explicado o ” Plano Municipal de Água e Esgoto” e a partir daí o prefeito manda oficialmente para que os vereadores possam analisar, discutir e aprovar para que o município de Picos tenha o marco regulatório do município, com isso o município poderá se habilitar a recursos tanto do estado quanto federal.

“ Com o plano o município tem detalhado as necessidades de que precisa, onde precisa e quanto precisa e vai ter isso regulamentado os demais municípios que não tem dificilmente conseguem ser selecionados porque você fica pedindo sem saber o que quer de fato”.

O Líder comunitário do bairro Parque de Exposição, Luiz Nogueira, ressaltou que espera que os problemas, sejam solucionados com a execução do plano

“ O que eu estou vendo por enquanto é somente conversa, porque não foi feito saneamento no nosso bairro começara errado e terminaram errado nós queremos soluções”.

Confira as entrevistas

Francisco das Chagas

Luiz Claudio Lima