Com início no dia 10 de janeiro de 2020, após posse do novo comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, a Operação Vale do Guaribas divulgou, na manhã desta sexta-feira (31) o balanço geral da conclusão de sua primeira fase.
A operação contou com a presença de 21 soldados de Teresina, os quais pertencem a seis equipes de opressão à criminalidade na capital piauiense. São eles: Bope, Rone, Batalhão Tático aéreo Policial, Força Tática do Promorar e o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual. Além destes, participaram o Serviço de Inteligência, Força Tática e Rocam do 4º BPM.
No balanço, o comandante Major Félix apresentou comparativos de criminalidade ocorridas em Picos no mês de janeiro de 2019 e de 2020.
“Com a intensificação das abordagens, que totalizaram, até a meia-noite de ontem (30/01), 3.957 (três mil novecentos e cinquenta e sete), entre abordagens a transeuntes, automóveis, motocicletas e ônibus. Houve uma sensível redução nos índices de ocorrência em relação ao período de janeiro do ano passado, que foram evidenciadas tanto no número absoluto quanto na natureza das mesmas”, disse o comandante.
Houve também diminuição nas ocorrências ocasionadas via 190. Em janeiro de 2019 foram 135 casos. Já neste mês, foram registrados pela Central de Operações Policiais Militares (Copom) 122 casos, o que resultou em 10% a menos de registros.
“Qualitativamente, os ganhos no combate ao crime foram ainda mais significativos, visto que houve um decréscimo substancial de ocorrências praticadas mediante violência e grave ameaça à pessoa, com a manutenção do registro zero de homicídio, mesmo quantitativo de 2019, mas com a redução de 83% no número de conduções por flagrante delito e, sobretudo, com redução 62,5% no número de registros roubos/furtos a transeuntes e diminuição de cerca de 78% de prática de crime de roubo/furto de veículos e motocicletas na cidade de Picos”, apontou relatório.
Foram apreendidos, durante a operação, cerca de 66 quilos de cocaína, sendo 64Kg por meio do uso do cão Thor, que achou o entorpecente na lataria de um carro, e o restante em uma outra abordagem. Foi possível ainda a captura de três foragidos da Justiça e a recuperação de uma carreta roubada em São João do Piauí e deixada em um posto de gasolina da cidade.
“’Ainda há muito o que se fazer!’, pontou o Comandante da Unidade, Major Felipe, explicando que, auxiliado pelo corpo de Oficiais e Praças da Unidade, está traçando planos e metas a serem executadas para gerir e otimizar o policiamento na região, destacando que estão sendo envidados esforços nesse sentido para a implantação do Sistema Mobile, que já existe na capital e em algumas cidades do interior, e que possibilita uma melhor gestão do policiamento, incrementando a fiscalização, o planejamento e a execução otimizada de estratégias operacionais sobretudo, assim como outras providências, como a difusão do Programa “Rede de Proteção Cidadão Alerta, Cidadão Participativo”, que irá ‘ampliar a comunicação direta entre a comunidade e a Polícia Militar’”, (trecho de uma parte do relatório da PM).
A previsão de término da Operação Vale do Guaribas seria no dia 07 de fevereiro, contudo, o comandante geral da PM, Coronel Lindomar Castilho, determinou que ela seja estendida até o final de fevereiro, após as festividades de carnaval do município.
Imagens: 4ºBPM Picos