Um morador do município de Canto do Buriti, distante 405 km ao Sul de Teresina, decidiu sinalizar o trecho da rodovia estadual PI-141 que liga a cidade a Eliseu Martins, pela segunda vez, para alertar motoristas que realizam o percurso sobre os riscos de acidentes causados por buracos presentes em boa parte da estrada. Em outubro de 2019, o vendedor Wilson Ferreira já havia pintado a rodovia com avisos e frases para alertar sobre o risco de acidentes no local.
Procurado, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) informou que a PI-141 está na lista de prioridades do departamento e que um plano de recuperação total do asfalto faz parte de novas licitações que estão sendo reprogramadas.
De acordo com o vendedor, o trecho da PI-141 se torna mais perigoso durante a noite, pois a falta de iluminação impede que o condutor veja os buracos na pista.
“Quem conhece a estrada já sabe que ali é um lugar perigoso e diminui a velocidade. O problema é maior para as pessoas que passam por ela pela primeira vez, principalmente à noite, e pode acabar se envolvendo em um acidente, pois não é toda a estrada que está em péssimas condições, o trecho que antecede os buracos está relativamente bom e de repente você se depara com um buraco”, explicou.
Segundo Wilson Ferreira, a iniciativa é um gesto de amor ao próximo, pois a quantidade de acidentes no local vem crescendo, principalmente, no período de férias, quando o número de motoristas que passam pelo local aumenta.
“Eu tenho consciência que essa sinalização é um improviso e não resolve o problema. Esse problema só vai ser resolvido de forma definitiva quando as autoridades responsáveis tomarem as providências para impedir que acidentes continuem acontecendo na região”, alertou.
O DER-PI informou que no momento estão sendo reprogramadas novas licitações para a PI-141 e que o departamento já possui uma lista de prioridades e um plano de trabalho para a recuperação total do asfalto dessa e de outras estradas estaduais.
O órgão informou, ainda, que não há prazo para esses serviços serem iniciados e que agora no período de chuvas, serviços como tapa buraco, manutenção, capina e recuperação de trechos danificados estão sendo realizados.
Fonte: G1