Com previsões de chuvas fortes para os primeiros meses de 2020, o comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Hamylton Lemos, pede sensibilidade das prefeituras e das secretarias de Defesa Civil, para que as mesmas já comecem a verificar os pontos que poderão ser mais afetados com as fortes chuvas. Para o comandante, os órgãos realizando as vistorias com antecedência, já diminuem problemas maiores futuramente.

“Em casos de desmoronamento, soterramento e deslizamento então todos os locais têm pontos vulneráveis, então é interessante que seja trabalhando anteriormente para que não sejamos pegos de surpresa”.

Hamylton ressalta que em Picos, tem vários pontos de risco e que caso ocorra algum fenômeno, a corporação já tem uma equipe preparada. “Esperamos que tenham sido feitos no ano passado um trabalho realmente que vai resistir a essas chuvas que estão vindo, de toda maneira, o Corpo de Bombeiros já está com equipes montadas. Já foi passado todo um plano de emergência para esses próximos seis meses que estão vindo pela frente”.

O comandante alerta que no período de chuva e férias aumenta o número de afogamento. “Tem muitos locais de banho que não são guarnecidos pelo Corpo de Bombeiros as pessoas promove seus eventos e vão tomar banho naquele local, o cuidado é essencial”.

Ele destacou ainda o cuidado que deve ser redobrado em riachos, açudes e barragens, por exemplo, em que o banhista não conhece. Outra orientação é evitar o uso de bebida alcoólica durante o banho, e a atenção com crianças deve ser redobrada.

Confira na entrevista

Hamylton Lemos