A bola na área
Todos os pré-candidatos à Prefeitura de Picos compareceram ao Estádio Helvídio Nunes na última sexta-feira (18) para assistir ao jogo entre SEP e Oeirense: Araujinho, Maria Santana, Júnior Nobre e Gil Paraibano foram demostrar seu amor pelo Zangão.
Mascote por um dia
Os postulantes ao Palácio Coelho Rodrigues assistiram ao jogo na geral do Gigantão da Malva. O empresário Araujinho e a jornalista Maria Santana, pertencentes ao bloco governista, andavam com maior número de seguidores, só que segundo as más línguas, no espaço escolhido por ambos havia gente que por pouco não se vestiu com a fantasia de mascote do Zangão. A pergunta que fica é a seguinte: de quem será que eles queriam se esconder?
Vivos
Bastou surgirem rumores de que a oposição ao prefeito Padre Walmir estaria na UTI que os opositores ao petista voltaram a se reunir. E para demostrar que não estão respirando através de aparelhos, Gil Paraibano e Zé Neri almoçaram recentemente acompanhados dos vereadores Dedé Monteiro, Toinho de Chicá, Maté, Dalva Mocó, Chaguinha, suplente Pedro Pio e do empresário Getúlio Carvalho.
Atleta
A mais longa escadaria do mundo, com 11.674 degraus, fica ao lado do funicular da Montanha Niesen, na Suíça. A escadaria inicia com 693 metros de altitude e termina no topo do Monte Niesen, a 2.362 metros. Pois bem, segundo um ex-colega pertencente ao grupo do vereador Irmão Zé Luís (PTB), se o parlamentar subisse tal escada no mesmo ritmo em que subiu as do Palácio Coelho Rodrigues, chegaria ao topo em menos de dez minutos. Ainda de acordo com o informante, a cada passada o “Abençoado” subiria cinco degraus. Será que estava com pressa?
Outros ares
O ex-vereador do município de Sussuapara Pedro da Coca resolveu abandonar a política sussuaparense. Ele transferiu seu domicílio eleitoral para o município de Picos e tentará uma cadeira na Câmara Municipal na eleição do próximo ano. E, acreditem, receberá o apoio na Capital do Mel do bioquímico Naerton Moura, seu ex-adversário em Sussuapara. No toma-lá-dá-cá da política ele certamente retribuirá o apoio recebido pelo bioquímico que disputará a sucessão do prefeito Pé Trocado.
Como fica
Com a saída do ex-vereador Pedro da Coca da disputa eleitoral em Sussuapara torna-se ainda mais difícil a situação para a oposição. Segundo os comentários vindos do município vizinho, o grupo oposicionista já estava cambaleando, e agora após a retirada do ex-parlamentar vai precisar de muletas se quiser se manter de pé.
Será que volta?
O ex-prefeito Zé Maia (Progressistas) parece mesmo que está determinado a retomar o comando do município de Itainópolis. Maia está intensificando as visitas na zona urbana e rural itainopolense. E segundo seus seguidores, a cada dia aumenta o número de pessoas dispostas a apoiar sua pré-candidatura a prefeito. Será que o ex-gestor vai conseguir mesmo fazer o atual prefeito Paulo Lopes (PDT) e seus aliados embarcarem na temida rural?
Se chegando
Ao que tudo indica, os petistas que andavam insatisfeitos por terem sido convidados pelo prefeito Walmir Lima a cederem as cadeiras da primeira fila para que fieis vindos de outras paroquias tomassem assento estão aos poucos se aproximando do líder.
Nem todos
Mas segundo um dos petistas ressentidos nem todos tiveram a mesma cortesia em relação ao gestor. Esse companheiro – considerado ranzinza – garante que com rebeldia apenas não está vendo acontecer na gestão o que leu nas cartilhas que enfeitam a estante da legenda. Resta saber o que tinha escrito nesses manuais.
Por que será?
Tramitam na Câmara Municipal de Picos dois projetos de lei de autoria dos vereadores Valdívia Santos e Afonsinho acrescentando o Parágrafo Único ao Art. 55º da Lei 2.691/2015, que trata da criação do Conselho Tutelar. Se aprovado o projeto, qualquer decisão tomada referente a processo administrativo, disciplinar ou impugnação de membro ou candidato ao cargo de conselheiro tutelar será em caráter de parecer prévio, tendo que ser referendado pela Câmara Municipal com dois terços dos votos válidos. Qual será o interesse?
Imunidade a vista
Como na maioria dos municípios brasileiros, em Picos o que se viu foi a interferência da classe política na eleição para o cargo de Conselheiro Tutelar, onde a maioria dos postulantes ao cargo foram carregados ou apadrinhados por algum político. Caso esse projeto seja aprovado, será mesmo que com a ligação umbilical de determinados caciques com o seu conselheiro dá para acreditar em punição para possíveis atos de irregularidade que venham a ser cometidos por um conselheiro?
Nova política
Com o tema: “Nova Política e o Futuro do Brasil – Recuperando o desenvolvimento de Picos”, foi realizado neste sábado (19) o encontro da direita piauiense. O evento aconteceu no auditório do colégio Santa Rita e foi promovido pelo Movimento Direita Picoense e outros parceiros. O pré-candidato a prefeito Júnior Nobre foi um dos palestrantes e deixou os participantes encantados com a precisão do raio-x dos problemas que o município enfrenta e ainda apontou os meios de solucioná-los.