Vendedores ambulantes foram retirados da Praça Félix Pachêco na última segunda-feira (30), durante uma ação da Secretaria do Meio Ambiente. A medida adotada pelos fiscais tem como objetivo uma reforma geral no local.

Segundo o titular da pasta, Francisco Armínio, os trailers que vende revista, chaveiros e vale transporte irão funcionar temporariamente em frete ao Banco do Brasil, até a construção de um espaço na própria praça voltado para eles. Os camelôs foram encaminhados para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Esse primeiro momento nós iniciamos há 15 dias, com a notificação aos ambulantes que ficam ali na praça. Essa notificação foi feita em duas etapas: para os camelôs e para os trailers. Os camelôs estão sendo encaminhados para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a fim de que achem um local conveniente para eles trabalharem, pois, a gente entende que eles vivem daquilo, ali é o sustento para a família deles. Os trailers – vale transporte, revistas e chaveiro – irão funcionar temporariamente junto à praça, voltada para o Banco do Brasil, pois, posteriormente, será criado um espaço na própria praça. Ela será estendida, vai até a calçada do Santander e Cacau Show. Vamos transformá-la em um calçadão”.

Ele comentou ainda que, serão preservadas as árvores nativas, como a oiticica, em frente ao Banco do Brasil; o pé de oiti; e as carnaúbas. “ Iremos recuperar o máximo de grama que temos lá, assim como as palmeiras, levando-as para outras praças que não têm. A grama estamos levando para o balão do Junco e para a praça do mercado do Junco. Também estamos destinando para a Praça dos Passarinhos e do Sagrado Coração de Jesus. As palmeiras e plantas ornamentais estamos dando destino para outras praças. A gente sabe que ali foi dinheiro público investido, por isso estamos reaproveitando”, disse ele.

Confira a entrevista

Francisco Armínio