Com o título Sustainable Infrastructure, Industrial Ecology and Ecoinnovation: Positive Impact on Society (Infraestrutura Sustentável, Ecologia industrial e ecoinovação: impacto positivo na sociedade, em tradução livre) o pesquisador piauiense Thiago Carvalho de Sousa ajudou a compor a Enciclopédia de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, publicação financiada pela ONU e publicada pela Elsevier, lançada mundialmente no mês passado.
Desde 2015 a Organização das Nações Unidas lançou a chamada Agenda 2030 com os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável do Planeta. Os objetivos são:
1. Erradicação da Pobreza;
2. Fome zero e agricultura sustentável;
3. Saúde e bem-estar;
4. Educação de qualidade;
5. Igualdade de gênero;
6. Água potável e saneamento;
7. Energia limpa e acessível;
8. Trabalho decente e crescimento econômico;
9. Indústria, inovação e infraestrutura;
10. Redução das desigualdades;
11. Cidades e comunidades sustentáveis;
12. Consumo e produção responsáveis;
13. Ação contra a mudança global do clima;
14. Vida na água;
15. Vida terrestre;
16. Paz, justiça e instituições eficazes;
17. Parcerias e meios de implementação.
O artigo da Enciclopédia publicado por Thiago foi em coautoria com a Dra. Cláudia Melo, brasileira que atua na Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, Áustria, no volume que se refere à meta número 9 que foca na Indústria, inovação e infraestrutura.
O trabalho traz uma visão referendada nas necessidades do futuro focada nos resultados econômicos, sociais e ambientais da inovação, aspectos da ecologia industrial, pesquisa e desenvolvimento e indicadores da sustentabilidade para o segmento. Trata de uma abordagem positiva do crescimento deste segmento da indústria, se primar pelo viés focado na sustentabilidade.
Arquivo Pessoal
Na foto: Thiago Sousa, Francisco Soares e Hermes
Thiago Carvalho de Sousa é graduado e tem mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia de Computação pela USP com estágio doutoral na University de Southampton na Inglaterra. Foi Superintendente Estadual de Ciência e Tecnologia entre 2016 e 2018 e atualmente é professor do Centro de Tecnologia e Urbanismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).