Escolas públicas de educação básica em todo o país podem ser obrigadas a terem equipe multiprofissional com psicólogos e assistentes sociais. O projeto foi aprovado na semana passada no plenário da Câmara dos Deputados. A deputada federal Rejane Dias (PT-PI) destaca a importância da proposta no contexto de violência nas escolas, além de automutilação e suicídio, cada vez mais comum, entre jovens.
“Vivemos em um momento muito complicado no país. Cada vez mais, a gente tem se deparado com situações de violência como o caso de São Paulo [massacre em Suzano]. Em Brasília, um aluno matou o professor porque tirou nota baixa. É uma situação complicadíssima e isso tem se agravado não só pela questão da violência, mas também da automutilação e suicídio que precisamos, de forma efetiva, garantir esses profissionais no âmbito das escolas”, disse Dias.
A parlamentar explica que a projeto foi aprovado de forma unânime e segue agora para sanção presidencial. A deputada sugere, inclusive, uma alternativa para que a proposta não emperre na falta de recursos diante da atual crise.
“A proposta que vou colocar é que a gente possa também inserir esses profissionais nos novos gastos do Fundeb, ou seja, a União só vai entrar com 10%. É muito pouco diante do que entram estados e municípios para a constituição do Fundeb, garantia de recursos”, reitera a parlamentar.
REFORMA TRIBUTÁRIA
Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta segunda-feira (16), Rejane Dias comentou ainda sobre a tramitação da reforma tributária, considerada “mãe de todas as reformas”.
Cidade Verde