Mesmo com a constante diminuição nos casos de dengue e zika, em relação a dados coletados no ano de 2016, os casos de chikungunya no Piauí continuam aumentando, e a doença segue infectando ainda mais pessoas a cada dia.
Todas essas três doenças são consideradas preocupantes e a principal forma de transmissão é pela picada do mosquito Aedes Aegypti, o famoso “mosquito da dengue”, como é popularmente conhecido.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico, os casos de dengue registraram uma diminuição de 2,5% quando comparados aos dados do ano passado, entre 01 de janeiro e 22 de novembro. No mesmo período deste ano, foram 5.050 casos, ocorridos em 128 municípios. Os casos de zika que no ano passado foram 216, diminuíram com apenas 155 casos registrados.
Em relação à chikungunya, foram registrados 6.247 casos em todo o Piauí, com um aumento de 203,5% em relação ao mesmo período de 2016. Os municípios que registraram maior incidência foram Francinópolis, Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato, Várzea Branca e Luís Correia.
Vi Agora