Meeiro
Comenta-se na rádio calçada que não será novidade se o prefeito Padre Walmir Lima (PT) enviar para Câmara Municipal um projeto criando mais 37 secretarias. Tudo isso para atender um edil, que para obter cargo, não faz dieta.
Nome sujo
Mesmo faltando pouco mais de um ano para a eleição do próximo ano, alguns vereadores do município de Picos já começaram a se movimentar em busca de reforçar ou recompor suas equipes de colaboradores. Mas segundo a rádio calçada, há alguns deles que estão com o nome sujo no Sistema de Proteção ao Crédito dos Cabos Eleitorais.
Sumidos
Alguns petebistas da cidade de Picos, daqueles que foram despejados do Palácio Colho Rodrigues, andam mais difíceis de serem vistos do que névoa no sertão nordestino no mês de setembro.
Haja calundu
Segundo informou a rádio calçada, há um auxiliar do prefeito Padre Walmir que apresentou um calundu desde o início do ano e ainda hoje está igual a menino mimado pelos avós quando os pais recamam. Dizem que o rapaz ainda não chutou o balde graças aos conselhos dados por um experiente aconselhador.
História de rei
Conta a lenda que em uma cidade de muitos picos, um rei que perdeu a majestade caminhava quilômetros para reverenciar um príncipe que havia ganho ascensão ao reinado. Certa vez, o rei da época propôs ao antigo rei, que era tido como um homem de muita fé, para convidar seus amigos a passarem uma temporada no castelo. A relação entre ambos era de muita harmonia, até que um antigo imperador, considerado guru do rei, lhe convenceu que os convidados estavam tramando para tirá-lo do trono. O rei então despejou todos do palácio. Hoje o antigo detentor da cadeira real prefere abraçar o menos prestigiado serviçal do que cumprimentar o rei da atualidade.
Sugestão
Durante a visita dos integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) ao Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos, os parlamentares ouviram atentamente pacientes, acompanhantes, servidores e prestadores de serviços. Durante a vistoria, foram observadas várias pessoas deitadas em macas e cadeiras nos corredores do hospital; sujeira e muita reclamação do sistema de elétrico. Pois bem, o acompanhante de um enfermo disse que iria dar uma dica aos parlamentares, que eles sugerissem ao governador que peça mais espaço nos empreendimentos que possuem contrato de aluguel com o estado na cidade.
Comparação
E ainda falando da visita dos parlamentares, as deputadas Teresa Brito (PV) e Lucy Soares (Progressistas) fizeram comparações inusitadas com a unidade de saúde. Teresa Brito comparou a uma “estrebaria de cavalos”. Já Lucy, disse que o hospital mais parece um matadouro.
Preferiu o silêncio
Em resposta à visita dos deputados, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, resolveu vir ao Hospital Regional Justino Luz na sexta-feira (31). A primeira palavra de Florentino à imprensa foi que não responderia às comparações que fizeram as deputadas ao hospital e mais uma vez fez o que mais sabe com maestria, prometeu resolver os problemas.
Coincidência
E ainda falando do Hospital Regional Justino Luz, em um dos espaços há uma central de ar colocada em cima da foto oficial de sua excelência, o governador Wellington Dias (PT). Há um cartaz fixado no equipamento informando que este está igualzinho ao Estado Piauí, quebrado.
Indagou
Um importante advogado picoense fez um questionamento interessante. Ele achou estranho que a Câmara Municipal, Ministério Público e nem um outro órgão de controle social não tenha se interessado em saber detalhes do repasse da concessão para exploração do transporte coletivo no município de Picos. O advogado acha que nesse angu tem caroço.