Municípios do Piauí estão entre os que tiveram maior volume de chuva registrado nesta semana no Nordeste brasileiro. Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam precipitações acima de 50 milímetros no semiárido.

As medições feitas entre as manhãs de terça (14) e quarta-feira (15) registraram chuvas de 55,2 milímetros em São Raimundo Nonato e 54,8 milímetros em São João do Piauí – os municípios distam cerca de 100 quilômetros um do outro. No mesmo período e na mesma região, essas chuvas só perderam para as ocorridas em Ilhéus (BA) e Jacobina (BA).

Em São Raimundo Nonato, o temporal de terça-feira durou cerca de duas horas e inundou ruas do Centro da cidade.

Na segunda-feira, já havia sido registrado chuvas em Gilbués (34,2 mm), Alvorada do Gurgueia (32 mm), Caracol (17 mm) e São João do Piauí (11,1 mm).

O maior registro de chuva em novembro no Piauí, até o momento, foi em Caracol, onde choveu 63,7 milímetros entre os dias 8 e 9. No início do mês, o pluviômetro mediu 59,4 milímetros de precipitação em Bom Jesus.

Na semana passada, a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), já havia adiantado que as chuvas registradas no Sul do estado ainda não caracterizam o início do período chuvoso na região.

“Essas chuvas, ainda no Sul do estado, apesar de acontecerem episódios fortes, elas não configuram ainda o auge do período chuvoso. É por isso que essas chuvas ainda estão acontecendo na região Sul de forma isolada, chovendo em um município e outro não. Mas a tendência é que elas se tornem mais esparsas e mais consistentes”, declarou em entrevista para a Rádio Cidade Verde.

Cidade Verde