Mais de 12 milhões de brasileiros foram vacinados contra a gripe até 30 de abril em todo o país, o que corresponde a 21% do grupo prioritário. A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde.
A campanha nacional de vacinação contra gripe continua até 31 de maio. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar as unidades de saúde para serem vacinadas gratuitamente. São elas:
- Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
- Gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
- Idosos;
- Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.
- Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.
- O público com maior cobertura, até o momento, é de puérperas, com 38,8%. Depois, vêm as gestantes (33,4%); indígenas (27,6%); crianças (26,4%); idosos (21,5%); trabalhadores de saúde (17,1%) e professores (14,2%).
Vacina da gripe é eficaz? Tire dúvidas
A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 59,5 milhões de pessoas até o final da campanha contra a gripe. A mobilização envolve 41,8 mil postos de saúde e 196,5 mil funcionários.
O chamado “Dia D” da campanha será o sábado 4 de maio, em que os postos de vacinação ficarão abertos em todo o país.
G1