Nesta terça-feira (02) em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Associação Piauiense de Atenção e Assistência em Saúde (APAAS) realizou uma blitz para conscientizar a população sobre o autismo. O órgão atende em Picos atualmente cerca de 80 pessoas afetadas por essa síndrome.

De acordo com a diretora da APAAS, Luciana Martins, muitas pessoas não têm conhecimento do que seja esse transtorno, e não sabem quais os primeiros sinais que as crianças apresentam nos primeiros anos de vidas.

“ As pessoas algumas vezes não conhecem e fazem seus pré-julgamentos e dificultam muito a vida dessas pessoas, nós estamos trabalhando atividades de informação, entregando panfletos e conversando com as mães. O centro (APAAS­) tem mães com vários tipos de deficiências, então algumas delas não conhecem o que é o autismo”, disse.

A diretora do órgão explicou como as famílias podem estar fazendo o cadastro para solicitar o atendimento do paciente com autismo. “As famílias podem procurar seu posto de saúde para fazer um encaminhamento, ele passa pela Secretaria de saúde do município e depois é encaminhado pelo auditor para que na APAAS, ele passa para a triagem e depois encaminhado para os profissionais”, explicou.

A médica responsável pelo corpo clínico da APAAS, Dr. Patrícia Batista, falou sobre o aspecto autista e quais os sintomas que passam despercebidos pelos pais. “Quero chamar a tenção para o aspecto autista, muito importante a criança que tem dificuldade de se integrar com as outras crianças, de responder de conviver com outras crianças com o outro, é muito importante trazer para ser avaliado, muitas vezes ele tem a patologia e ele deixa de estar integrando, deixa de ter sua vida normal, de ter o convívio que ele merece e que a família merece então é importante que cada vez mais estejamos atentos”, disse.

Confira as entrevistas

Patrícia Batista

Luciana Martins