No dia 02 de novembro celebra-se o Dia de Finados, data importante para a comunidade católica de todo país. Neste dia, muitas famílias visitam os cemitérios onde seus entes queridos estão sepultados e acompanham as celebrações neles realizadas.

Em Picos, a Diocese de Picos preparou uma programação diversificada em todas as 19 paróquias, com missas em comunidades das zonas rural e urbana. O roteiro celebrativo pode ser conferido aqui.

Segundo o Padre Sebastião Santos, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco, a Igreja Católica recomenda que os fiéis visitem os cemitérios e participem da celebração das missas. “Na ocasião, as pessoas podem rezar pelos seus entes queridos. A oração não faz mal nem a quem reza e nem a quem recebe a oração”, pontua.

Cemitério São Pedro de Alcântara – Foto: Assis Santos

Simbologia

“A Igreja visita o cemitério levando em conta que Maria Madalena também visitou o túmulo de Jesus, e este já tinha ressuscitado, então a Igreja tem essa genuína devoção pelos falecidos”, explica Padre Sebastião.

O pároco detalha o valor do Dia de Finados para a comunidade católica. “[A Igreja] não celebra a morte, ela celebra o ingresso da pessoa na vida eterna, esse é o verdadeiro sentido de quem se aproxima dessa deidade cristã – para formular uma prece sincera e singela a Deus por aqueles que tiveram importância em nossa vida”, frisa.

Cemitério São Pedro de Alcântara – Foto: Assis Santos
Cemitério São Pedro de Alcântara – Foto: Assis Santos