As cerimônias que marcam a recondução do governador Wellington Dias ao cargo vão começar no dia 27 de dezembro. O primeiro ato é um culto em ação de graças a ser realizado, às 19h, na Segunda Igreja Batista de Teresina. Já no dia 28 de dezembro, acontece uma missa na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, zona Sul da capital. A celebração está marcada para às 18h30.

No dia 1º de janeiro de 2019 será feita a sessão solene de posse, às 16h, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Mais tarde, às 17h, o governador  será reconduzido à chefia do Executivo em solenidade no Palácio de Karnak. Na mesma cerimônia será feita a investidura da senadora Regina Sousa no cargo de vice-governadora.

Será o 4º mandato do governador Wellington Dias. O bancário foi reeleito no dia 7 de outubro com 55,64% votos válidos.

TRAJETÓRIA

Nascido em Oeiras (a 290 km de Teresina), José Wellington Barroso de Araújo Dias é formado em letras/português na Universidade Federal do Piauí e tem especialização em políticas públicas e governo pela UFRJ.

Bancário e funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, filiou-se ao PT em 1983, tendo iniciado as atividades sindicais como integrante da Central Única dos Trabalhadores. Foi presidente da APCEF (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal) entre 1986 e 1989. Depois, presidiu o Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí.

Em 1992, iniciou a carreira política, ao ser eleito vereador em Teresina. Dois anos depois, foi escolhido deputado estadual. Em 1998, foi o primeiro deputado federal do PT eleito pelo Piauí. Ficou no cargo até 2002, quando disputou pela primeira vez o governo do estado, derrotando no primeiro turno o então governador Hugo Napoleão (DEM), que tentava a reeleição.

Em 2006, os piauienses mantiveram Wellington no governo do estado, dando ao petista mais de 950 mil votos no primeiro turno da eleição.

Em 2010, o governador do PT disputou o Senado e venceu. Em 2014, Wellington foi eleito novamente governador com mais de 1 milhão de votos para seu terceiro mandato, com 63% dos votos válidos.Casado com a deputada federal Rejane Dias (PT), Wellington Dias tem três filhos.

Fonte: