O sistema do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) pode voltar a funcionar até quarta-feira (7), afirmou o diretor geral do órgão, Arão Lobão, nesta segunda-feira (5). O atendimento do órgão está parcialmente suspenso desde um curto circuito que danificou o sistema, no dia 27 de outubro.

“Fomos informados pela ATI (Agência de Tecnologia da Informação do Piauí) que o equipamento foi encaminhado para reposição e com isso se iniciará o trabalho de colocação desse equipamento, substituindo o que foi danificado com o curto circuito que houve, então esperamos que seja restabelecido no máximo quarta-feira (7) e já possamos atender regularmente os usuários”, informou o diretor Arão Lobão.

A direção do Detran-PI informou ainda que os motoristas com IPVA para pagar até o dia 31 de outubro, devem acessar o site da Secretaria de Fazenda, imprimir o boleto e pagar. Assim que o sistema voltar, os documentos serão distribuídos normalmente.

Falta de estrutura

Além da ausência do sistema, os funcionários do órgão afirmam que o trabalho deles é dificultado por outra questão, que é mais antiga, a falta de estrutura. “Não tem uma cadeira para o funcionário, não tem uma mesa, não tem água”, relatou a presidente do sindicato dos funcionários do Detran, Salomé dos Reis.

Os servidores denunciam que no prédio é possível encontrar cadeiras sujas, deterioradas, sujeira e até restos de comida. “Os computadores não prestam. Não temos ar condicionado. Água nós temos que comprar”, contou a funcionária Marília Cecília.

Os funcionários também criticam a falta segurança no prédio. Segundo eles, alguns dos extintores estão vencidos desde 2014, em algumas salas a fiação está exposta, e a infiltração já derrubou parte do teto.

G1