A equipe do Grande Picos conversou na manhã desta segunda-feira (29) com a nova secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM), Maria Santana, que destacou que durante a sua gestão serão priorizadas as praças e a limpeza do Rio Guaribas. Ela disse ainda, que para fazer essas ações, é necessário recursos que serão oriundos de fiscalizações e reduções de funcionários da SEMAM.

“Quando nós comprometemos todo o recurso em folha pessoal, consequentemente, a gente não vai conseguir fazer nada, não vai conseguir melhorar uma praça, fazer as reformas, a questão dos parques a limpeza do Rio Guaribas, que é tão batida e tão falada. Para isso, a gente precisa de recursos e esses recursos são oriundos da fiscalização e também na redução do pessoal. Nós temos que fazer essa redução, infelizmente”, explica.

Além disso, Maria Santana, acrescentou que parte da equipe permanece e o que vier a ser reduzido, não é por questão da atual gestão, mas de readequação.

“ A gente vai fazer remanejamento de pessoal, ter um bom relacionamento com outros secretários. Tive uma pré-conversa com o secretário de Serviços Públicos, o secretário Ayrton, para a gente trabalhar em conjunto e buscar melhorias, a partir de agora, Serviços Públicos e Meio Ambiente vai trabalhar totalmente integrado, até na questão de sessão de funcionários para um atender o outro”, disse.

Val Paraíso

Maria Santana destacou que será lançada uma licitação para que uma empresa fique responsável pelo aterro sanitário do Val Paraíso, para que a população daquela localidade não seja mais prejudicada com mau cheiro e focos de incêndios.

“ Nós temos que trabalhar com a prevenção, não justifica correr para apagar um incêndio, literalmente apagar um incêndio, nós temos que trabalhar para evitar que esse tipo de coisa aconteça porque tem famílias morando ali próximo e é questão de saúde pública. Vamos sentar com o pessoal de Serviços Públicos para que a gente possa trabalhar e evitar que isso venha acontecer”, disse.

CONFIRA AS ENTREVISTAS

MARIA SANTANA