As urnas eletrônicas destinadas ao segundo turno das eleições, no Piauí, começarão a ser distribuídas do depósito do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), nesta sexta-feira (26). Serão 11 mil urnas em todo estado, destas, 1.673 equipamentos serão destinadas ao uso na capital. No interior serão 8.322 urnas, que já se encontram nos cartórios eleitorais e só começam a ser distribuídas aos locais de votação no sábado.
O secretário de Tecnologia do TRE-PI, Rosemberg Maia, assegurou que toda a logística de entrega das urnas é feita de forma exclusiva pelos cartórios autorizados. “Temos 8.931 seções eleitorais no Piauí. Nós fazemos o planejamento e distribuímos as urnas para cada cartório além de todo o material necessário”.
Ainda de acordo com o TI do TRE-PI, nos locais de votação, apenas os técnicos do TRE fazem a instalação do equipamento. “O sistema é seguro e sigiloso. Fizemos uma testagem de todas as urnas”, disse o secretário e advertiu, “as urnas só funcionam no dia da eleição”.
O TRE confirma que cerca de 2000 mil equipamentos vão ser reservados, caso haja necessidade de substituição se forem detectados problemas técnicos nas urnas durante as eleições. No primeiro turno 90 urnas foram substituídas. “Esse é um número relativamente baixo se comparado com outros estados”, explica.
O TRE detalha ainda que o resultado do processo eleitoral será mais rápido por conta da escolha de um único candidato e que a expectativa do resultado das eleições presidenciáveis será divulgada antes do término do horário previsto no fim da noite.
Dúvidas
O coordenador do Disk Eleições do TRE-PI, José Filho, esclarece o que fazer se o leitor não puder comparecer às urnas. “Ele poderá se dirigir a uma seção, e apresentar o requerimento de justificativa. Caso o eleitor que não tenha votado no primeiro turno, ele pode votar no segundo, desde que apresente o requerimento. O eleitor que não votou em três eleições seguidas terá seu título cancelado e deverá rever sua situação com a justiça”, completa.
Quem deixar de votar no segundo turno tem até o dia 27 de dezembro para justificar o voto, caso contrário pagará multa.
Quem não vota ou não justifica pode:
Ter o título cancelado;
Não consegue tirar passaporte;
Não retira carteira de identidade;
Não realiza matrícula em instituições públicas;
Não realiza inscrição de concurso público e não toma posse de vaga pública;
Usuários não conseguem fazer concessões públicas;
Não conseguem fazer empréstimos públicos
Não precisam votar os menores de 16 anos, idosos com mais de 70 anos. De acordo com o Tribunal, não haverá, nenhuma mudança no dia 28 de outubro, os eleitores poderão votar no horário normal das 07h às 17h. Em caso de dúvidas, o TRE disponibiliza o canal 0800 00 79797, das 08 às 19h, inclusive no dia das eleições.
Meio Norte