Acontece hoje (23) em Picos no Tribunal Regional Eleitoral a verificação das assinaturas digitais do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect, instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral que serão utilizados no segundo turno. Hoje é o último dia para que essa fiscalização seja feita
O chefe de cartório Luís Borges explica que a certificação pode ser feita por representantes dos partidos políticos e coligações, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público e serve para verificar os dados instalados nas urnas.
“Está acontecendo neste momento a audiência de preparação das urnas, preparação, lacração e embalo das urnas para a gente distribuir antes do período de votação. Pode ser verificada a autenticidade dos programas e após a lacração, a gente faz um teste, escolhe uma das urnas para fazer teste e ocorre uma votação, tudo registrado em ata, então é essa verificação que os partidos e a população em geral podem vir constatar. […] Essa é uma auditoria que você faz para comprovar a transparência do processo, por isso que é feita a publicação do edital e qualquer pessoa pode ter acesso”, pontuou.
Hoje também é o último dia para os tribunais regionais eleitorais divulgarem na internet os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos daquele de funcionamento da junta eleitoral.
CONFIRA A ENTREVISTA COM LUÍS BORGES-