O Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, destacou nesta sexta-feira (12), o problema da superlotação da Delegacia de Polícia Civil em Picos. O antigo prédio na Avenida Severo Eulálio e a Central de Flagrantes, que atualmente abriga todos os departamentos da PC, estão tomados por veículos apreendidos em operações do órgão de segurança.

Sem um local específico para a guarda dos automóveis, eles tomam o espaço prejudicando as atividades dos servidores além de ser um problema de saúde pública por colocar em risco a saúde dos moradores.

De acordo com o repórter Alan Garcia, o prédio está abandonado há três anos e tem sido alvo de furto, devido à ausência de vigilantes. Pessoas já foram presas em flagrante subtraindo peças de carros e motos.

“Devido a insalubridade do local, a falta de segurança, o Sindicato dos Policiais Civis orientou que nenhum policial permanecesse naquele local”, explicou o delegado regional de Picos, Jonatas Brasil.

O Ministério Público entrou com uma ação contra o governo do estado e o delegado por considerar a situação uma ameaça a vida dos moradores da cidade. No mês de março a Secretaria de Segurança determinou a remoção dos veículos até o mês outubro, mas até o momento a recomendação judicial não foi cumprida por falta de um local que abrigue os veículos.

Segundo o diretor do Fórum, Leonardo Trigueiro, “o Tribunal de Justiça do Piauí, atento a essa situação, está selecionando um imóvel apropriado para receber os bens”.

De acordo com a reportagem, a Secretaria de Segurança do Estado do Piauí declarou que a justiça alugará um terreno para remover os veículos do local.

Assista a reportagem!

Reforma e Ampliação

O prédio da Central de Flagrantes foi reformado e ampliado para receber todos os departamentos de Polícia Civil (1º, 2º e 3º DPs) além da Delegacia da Mulher após ações judiciais e denúncias de insalubridade. Com um custo de quase R$ 1 milhão, a inauguração aconteceu em 23 de maio de 2016. O órgão atende uma população de cerca de 158 mil pessoas dos 15 municípios que compõem a região.