As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, já começaram a chegar em seus destinos por todo o Brasil. Os Correios são responsáveis pela retirada do material da gráfica até a entrega nos locais de aplicação, a distribuição dos 11 milhões de cadernos de provas começou no sábado (29). Ao todo, são mais de 1,7 mil municípios que receberão o exame.

Baixe o aplicativo G1 Enem, jogo de perguntas e respostas

A empresa também faz a logística reversa para a correção das provas. De acordo com os Correios, são 8 mil rotas de transporte e o material é escoltado pelas forças de segurança. O Exército local de cada região fica responsável pela guarda temporária dos malotes em seus batalhões, para garantir o sigilo de informação.

Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), há 5,5 milhões de inscrições confirmadas.

Segurança reforçada

Durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem, realizado em Osasco, na quinta-feira (27), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que a segurança na aplicação do exame este ano foi ampliada em cinco vezes.

“Foi feita uma manutenção de todos os requisitos de segurança e a ampliação em cinco vezes dos detectores de ponto eletrônicos, ampliando assim a garantia igualdade entre os participantes”, disse Eunice Santos, diretora de Gestão e Planejamento do Inep.

Calendário do Enem

O Enem 2018 acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro:

04/11: primeiro dia de provas

Provas: linguagens (45 questões), ciências humanas (45 questões) e redação

Duração: 5h30
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Encerramento das provas: 19h
11/11: segundo dia de provas

Provas: ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões)

Duração: 5h
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Encerramento das provas: 18h30

Calendário do horário de verão

O horário de verão está marcado para começar à 0h do dia 4 de novembro, na noite que antecede o primeiro dia de provas do Enem. Nesta quarta, o MEC afirmou que solicitou ao governo federal o adiamento do início do horário de verão para depois da aplicação dos dois dias do Enem, mas ainda não houve resposta.

Se nenhuma modificação for feita, o horário de verão começa à 0h do dia 4 e terminará em 16 de fevereiro de 2019.

Neste ano, municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal precisarão adiantar os relógios em uma hora.

G1