O Exército vai atuar no Piauí durante as eleições deste ano em 122 cidades até agora. Isso representa pouco mais da metade do total de municípios do Estado, que é de 224. Na noite desta terça-feira (25), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou mais dez pedidos de militares para o Piauí. Receberão tropas federais as cidades de Fronteiras, São Julião, Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Piripiri, Brasileira, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Dom Inocêncio e São Lourenço do Piauí.

Aguardam ainda aprovação dos pedidos de tropas federais outros 14 municípios piauienses, são eles: Paes Landim, Itainópolis, Isaías Coelho, Vera Mendes, Oeiras, Santa Rosa do Piauí, Cajazeiras do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Francisco do Piauí, São João da Varjota, Colônia do Piauí, Uruçui, Antônio Almeida, Porto Alegre do Piauí.

Caso sejam aprovados, o número de cidades com presença de militares no dia 7 de outubro vai passar de 130. O Piauí é o estado que mais solicitou auxilio de forças federais para garantir a segurança do pleito eleitoral.

Os pedidos foram formulados pelos juízes das respectivas Zonas Eleitorais do estado com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados. A medida é prevista no inciso XIV do artigo 23 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65).

As solicitações aprovadas pelo TSE na sessão desta terça serão encaminhadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

No dia 1º de outubro, às 10h, o comandante-geral das tropas do Exército no Piauí e Ceará, General Cunha Mattos, se reunirá com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Des. Sebastião Ribeiro Martins, para apresentar detalhes do plano de segurança e atuação das tropas federais no pleito.

Cidade Verde