Início Editorias Cultura Piauiense lança livro “Independência financeira ao alcance das mãos”

Piauiense lança livro “Independência financeira ao alcance das mãos”

A psicóloga e educadora financeira Marielle Gomes lança nesta terça-feira (4) o livro “Independência financeira ao alcance das mãos”, do qual é a única piauiense coautora. O evento acontece na Livraria Anchieta, às 19h.

O livro traz 10 histórias de vida que ressaltam a importância da educação financeira como forma de mudar a realidade das pessoas. Em seu artigo, Marielle destaca, por exemplo, o poder da reciprocidade.

“O que eu recebi dos meus pais, especialmente com a experiência da mesada, me ensinou muita coisa. Meu pai não me dava as coisas facilmente, mesmo tendo condições para isso. Essa postura me fazia ir atrás de realizar meus desejos. Na 5ª série eu já levava chocolate para revender na escola e conseguir poupar mais dinheiro para alcançar meus sonhos”, resume a educadora.

Marielle frisa que, atualmente, há uma cultura oposta: os pais não deixam as crianças quererem as coisas. “Na hora que a criança pensa, os pais já dão. E nas escolas também não há ainda a cultura de ensinar sobre independência financeira, que é ter dinheiro o suficiente para o sustento, sem precisar trabalhar. Esse conceito deveria ser trabalhado desde cedo”, argumenta.

A coautora do livro ressalta que hoje seu trabalho se reverte em lazer e realização de sonhos. “E isso a gente acaba passando para a empresa onde trabalhamos, para os demais trabalhadores também, que passam a ser mais produtivos, a saberem lidar com o dinheiro”.

Para finalizar, a especialista frisa a necessidade do esforço, da dedicação e da busca por conhecimento para alcançar os objetivos. “O importante não é o quanto se ganha, mas como se gasta, é viver dentro do seu padrão de vida”.

Cidade Verde