Início Destaque “Álcool é a maior porta de entrada para outras drogas”, diz pastor

“Álcool é a maior porta de entrada para outras drogas”, diz pastor

O pastor José Golveia, fundador da comunidade terapêutica Casa do Oleiro de Teresina, afirma que a naturalização do uso de álcool é a maior porta de entrada para o consumo de outras drogas. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (28),  ele lembrou também que o poder da mídia deve ser aliado no combate ao consumo de drogas.

A Casa do Oleiro é uma instituição que trata de pessoas com dependência em álcool e drogas e o pastor está a frente da organização do II Seminário Internacional sobre Drogas no Piauí. O evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31 no Instituto de Educação Antonino Freire, Centro da capital, e vai debater o vício em drogas e trazer informações para famílias que têm o dever de ajudar no combate às drogas e ao vício.

“Sem sombras de dúvida (o uso do álcool contribui para o de drogas). Nós não temos isso comprovado cientificamente no Brasil, mas uma pesquisa norte americana, publicada por uma universidade de renome no mundo, fala sobre essa questão da naturalização do consumo do álcool e ela é o principal fator de indução ao consumo de outras drogas”, destacou o pastor.

Ele complementou: “É aquele negocio de você ir à festa batizado de uma criança, por exemplo, e os pais, os tios e todo mundo está consumindo álcool. As crianças crescem nesse ambiente de naturalização do consumo, só que o álcool desperta outras sensações e cada organismo reage de uma forma diferente. Alguém não vai nascer pré-disposto a dependência, mas alguém pode cair na dependência, então se deve brecar isso”.

Sobre a influência da mídia, ele lembra que os meios de comunicação podem servir como fator de inibição de consumo. “Os meios de comunicação são tidos como o quarto poder, o poder da mídia é muito grande. Ora, se os poderes legalmente constituídos não dão conta da situação, não conseguem trabalhar uma forma prática, real de diminuição de consumo, que acione o quarto poder. Vocês da imprensa tem um papel fundamental nisso”.

José Golveia explica que o seminário fomentará uma descrição mais acirrada sobre o tema. “O eixo do seminário é o papel das ONGs, dos meios de comunicação e da família nesse combate, que está trazendo especialistas do Brasil e do mundo para tentar discutir essa temática e no final apresentar uma proposta, algo que seja sustentável e prático para que a gente possa atuar”.

Estarão presente no seminário, de acordo com o pastor, as “cabeças que pensam” políticas sobre drogas no Brasil, como do Ceará e de Santa Catarina e também alguns da Suíça e Uruguai.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas através do site www.thecasadoleiro.wixsite.com/sisdpi. O seminário tem validade científica, com entrega de certificado e  de carga horária.

Cidade Verde