Início Destaque Penitenciária feminina de Picos recebe espaço para atendimento de detentas com advogados

Penitenciária feminina de Picos recebe espaço para atendimento de detentas com advogados

Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (09) a sala da Ordem dos Advogados do Brasil na Penitenciária Feminina de Picos, Adalberto de Moura Santos. O espaço é destinado para que os advogados possam se reunir com suas clientes –presidiárias – em um ambiente com mais privacidade.

O presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB PI), Francisco Lucas Veloso, participou da solenidade de inauguração da sala e afirmou que a iniciativa dá dignidade para que o advogado possa exercer sua profissão com mais dignidade. Ele disse ainda que um ambiente próprio para cliente e profissional, humaniza o tratamento que as detentas devem ter.

“Nosso compromisso quando assumimos a OAB foi dar condições para que o advogado exercesse a sua profissão com dignidade e uma dessas condições, era estruturar salas dos advogados nos fóruns, nas delegacias e nas unidades prisionais. Nós já entregamos seis salas de advogados nos fóruns de Picos e região e agora nós estamos entregando uma na Delegacia Regional de Jaicós e uma na unidade penitenciária feminina”.

Para o presidente da OAB, subseção de Picos, Frank Bezerra, é muito importante a ordem estar dentro das principais instituições públicas do estado. Ele destaca que antes o advogado atendia sua cliente nos corredores e que agora é possível contar com um lugar digno.

“Isso é extremamente importante, relevante, porque o advogado vai ganhar dignidade e respeito perante seu cliente, que não vai mais ser atendido em corredores, mas vai ter um espaço digno, com computador, todo o conforto e infraestrutura necessária para ele exercer sua profissão”, acrescentou.

Na Penitenciária masculina de Picos, José de Deus barros, já tem uma sala criada para o mesmo fim, o diretor do presídio masculino, Sinval Hipólito, destaca que essa iniciativa é uma forma de tratar de forma respeitosa cada presidiário.

“Isso traz uma tranquilidade para a detenta, porque vai ter sua audiência com seu profissional advogado, sua defesa a sós, sem incomodações, sem perturbações de quem quer que seja”, falou.

O diretor da unidade “Adalberto de Moura Santos”, Danilo Hipólito ressaltou que desde quando tomou posse da gestão do presídio feminino de Picos, fez a solicitação à ordem para a instalação da sala dentro da unidade prisional.

“É de grande importância essa parceria entre a penitenciária feminina, quanto a masculina, Secretaria de Justiça e OAB. Eu que fiz a solicitação, o secretário de Justiça também e eles acataram meu pedido, o presidente da OAB, o dr. Frank. Eu estou muito feliz pelo dia de hoje pela inauguração dessa sala”, declarou Danilo Hipólito.

A unidade prisional Adalberto de Moura Santos conta hoje com 32 detentas em regime fechado.

CONFIRA AS ENTREVISTAS:
FRANCISCO LUCAS VELOSO-

FRANK BEZERRA-

SINVAL HIPÓLITO-

DANILO HIPÓLITO-