A 3° Companhia de Polícia Militar, sediada no município de Jaicós, iniciou na última terça-feira, 24 de julho, a operação “Jaicós Segura”, que tem o objetivo de reforçar as ações de policiamento preventivo na cidade. A operação, que será realizada até o dia 12 de agosto, tem reforçado a segurança em Jaicós e nos demais municípios da circunscrição da unidade, Padre Marcos, Belém do Piauí, Massapê do PI, Patos do PI e Francisco Macedo.

De acordo com o Comandante da 3° CIA / 4° BMP, Tenente Geciano Pereira Ricarte, a ação tem a finalidade de intensificar o trabalho preventivo e combater ações delituosas. “A nossa pretensão é o trabalho preventivo com as forças de segurança, que é uma recomendação nosso comandante geral. A operação é de cunho preventivo e para reprimir qualquer tipo de ação delituosa que venha acontecer na nossa área” destacou.

O tenente Ricarte explicou também, que o período de realização da operação considera as datas em que o fluxo de dinheiro é maior na cidade. “Do dia 25 ao 12 são as datas que tem mais repasse de dinheiro, os pagamentos do estado, municípios, então, o fluxo de dinheiro que corre na região é maior” disse ele, que ainda ressaltou “Pretendemos também prevenir, especificamente, o que o município sofreu anteriormente, que foram atentados a instituições financeiras e ao carro forte” falou.

Estão sendo realizadas abordagens e barreiras nas vias de acesso ao município. “As modalidades são abordagens em bares, restaurantes, locais ermos e que tenha suspeição, barreiras nas principais vias de acesso ao município e, principalmente na BR 407, que é a que corta o município, pois nossa preocupação é essa, e quem está entrando e saindo na cidade estamos fiscalizando” falou.

O tenente Ricarte ainda disse que a ação tem tido um resultado positivo e nenhuma ocorrência foi registrada até o momento. “O trabalho vem ganhando força, estamos em quase 15 dias de operação e vemos um efeito positivo, pois não chegou até nós relatos de ocorrência. Até mesmo as corriqueiras, como perturbação, som alto, embriaguez, tem sido coibidas devido a esse trabalho preventivo da polícia, estamos com um trabalho massivo, diuturnamente” falou.

Outra importante ação que vem sendo realizada para garantir a segurança da população jaicoense, é o policiamento durante a feira livre do município, que ocorre na segunda-feira. “Sabemos que Jaicós é umas das cidades onde a feira municipal é uma das maiores da região e o fluxo de pessoas que vem de outras regiões aumenta e, consequentemente o dinheiro. Então a gente visa fechar as entradas da cidade e dentro do corredor da feira estar fazendo rondas e abordagens” disse.

O comandante da CIA informou também, que a PM tem investido no policiamento a pé durante a feira. “Temos adotado também a modalidade de policiamento a pé, que foi o que a gente colocou em prática na última segunda, quando fizemos todo o percurso na feira, fazendo abordagens em bares e locais onde tinha muita concentração de pessoas. O foco é prevenir algum atentado, ações delituosas e também a questão de armas, drogas, veículos com restrição de roubo e qualquer outro tipo de delito” concluiu.

Cidadesnanet