A equipe do Grande Jornal conversou com o chefe da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Picos, Eugênio Lopes, sobre as temperaturas na cidade, que chegaram a marcar no mês de julho 34ºC, sendo para os picoenses um dos meses mais quente do ano, do dia 29 ao dia 30, a temperatura se elevou para 36 ºC.

Segundo o meteorologista, no mês de agosto, o Piauí será o estado que mais irá receber radiação solar.

“Por tanto essa radiação solar pode propulsionar um aquecimento da massa de ar e agosto se tornar um mês muito quente”, resumiu.

O meteorologista alerta que a população já deve tomar os devidos cuidados, pois o alto índice de isolação provoca um bloqueio das correntes de ventos e o afastamento das nuvens fazendo com que aumente o índice da baixa umidade relativa do ar.

“Já é tempo de as pessoas terem aqueles cuidados de usarem climatizador, ingerir muito liquido, sobre a maior parte do dia, evitar atividades físicas ao ar livre”, pontuou.

Eugênio conta que os meses de maio, junho, julho e agosto, as madrugadas são frias devido o fim do inverno, as altas temperaturas vão ser altas somente durante a tarde.

CONFIRA A ENTREVISTA

EUGÊNIO LOPES-