O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, estará no Piauí nesta quarta-feira (25) para a implantação do programa Internet para Todos. O ministro fará a ativação da internet via satélite na escola municipal Gervásio Costa, no povoado Novo Nilo, município de União. O programa Internet para Todos vai universalizar a oferta de internet via satélite no Piauí.

O ministro estará acompanhado do presidente da Telebrás, Jarbas Valente, e do chefe de gabinete do ministro, Carlos Takahashi. Kassab chega no aeroporto por volta das 10 horas e segue direto para União, onde será recebido pelo prefeito de União, Paulo Henrique Costa (PSD).

Na escola Gervásio Costa, Gilberto Kassab fará a solenidade de ativação de internet via satélite. Dentro do roteiro previsto, haverá ainda uma videoconferência para testar o sinal via satélite. Logo após a solenidade, o ministro retorna a Teresina e segue para São Paulo.

O programa tem por objetivo levar internet de alta qualidade para 40 mil localidades em todo o país, onde o acesso à rede mundial de computadores ainda é precário.

O deputado federal Júlio César (PSD) disse que o Piauí terá reflexos mais efetivos na inclusão digital da população. “Vamos ter Internet em todos os municípios do Piauí. Serão os 224 municípios com alta velocidade, via satélite, e não apenas na sede do município. Através dessa parceria com o Ministério da Tecnologia e os municípios será possível atender comunidades, assentamentos na zona rural e também nas cidades. Um avanço importante para uma forma moderna de desenvolvimento da comunicação para o Piauí”, avaliou.

“Isso ajudará muito aos gestores municipais a oferecer serviços de qualidade na saúde, mas também especialmente na educação. Assim vamos aproximar o cidadão da informação, além de oferecer acesso à cultura e ao entretenimento”, finalizou Júlio César.

O governador do Estado já fez a ligação de internet por fibra ótica em 96 municípios. O ministério, por intervenção do deputado Júlio César, vai ofertar internet via satélite para os outros 128 municípios universalizando o sinal no estado.

Ascom