A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo terá no dia 6 de agosto e se estenderá até o 31 do mesmo mês. O “Dia D” da imunização acontece no dia 18, onde será realizada uma mobilização nacional contra a doença, nesse dia todas as unidades básicas da zona urbana do município de Picos vão estar abertas para atender a população.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Picos, Valdivânia Pacheco, o público prioritário são crianças de 1 a 5 anos de idade.
“Nessa campanha, o grupo prioritário é somente as crianças de um ano até menores de cinco anos, independentemente de ter ou não tomado a vacina, eles precisam tomar uma dose nessa campanha”, disse.
A coordenadora conta que no momento a cidade de Picos ainda não possui as vacinas de poliomielite e sarampo. Segundo ela, é aguardado até o dia 6 de agosto o abastecimento das doses.
“ No momento ainda não chegou as vacinas, mas até o dia seis eu acredito que tenha chegado, para poder a gente iniciar a campanha”, resumiu.
As crianças que não tomaram ou não têm cadernetas, devem tomar novamente, independentemente do número de doses. A criança que não tomou nenhuma dose tem que se dirigir até o posto de saúde mais próximo no período da campanha para se vacinar.
Valdivânia explica que durante a campanha todas as salas de vacinas da zona urbana vão estar funcionando um total de 10 salas, no “Dia D”, além das dez salas as salas virtuais, também vão estar funcionando para atender a população.
“Durante a campanha a zona rural vai estar agendado um dia na comunidade para estar levando as vacinas, para vacinar as crianças, como acontece nas demais campanhas”, disse.
CONFIRA A ENTREVISTA
VALDIVÂNIA PACHECO-