Dois acidentes com vítimas fatais foram registrados neste domingo (08). O primeiro aconteceu por volta das 5 horas da manhã em Acauã, envolvendo uma motocicleta e um carro, o passageiro da moto morreu no local, o condutor sofreu ferimentos leves e o motorista do outro veículo tentou fugir, mas foi contido pela polícia, o teste do etilômetro identificou presença de álcool no seu organismo.
“Esse tipo de ocorrência só vai diminuir quando a gente tiver uma mudança de cultura na população. A gente tem uma cultura na nossa região de ser normal beber e dirigir. […] Mas a gente acredita que com o passar do tempo, com a lei que desde o ano passado foi alterada, deixando o crime de homicídio no trânsito um crime mais severo, uma pena mais severa, que deixar de ter pena de detenção e passa a ter uma pena de reclusão de cinco a oito anos, deixar de ser permitida a fiança pelo delegado e passando a submeter a um pedido de liberdade provisória junto ao juiz, a gente acredita que com o passar do tempo, não é rápido, precisa de algum tempo para que essa lei venha surtir efeito”, opinou.
O outro acidente, que aconteceu em Francisco Macêdo, foi um atropelamento de um senhor de 81 anos, que faleceu no local e o motorista fugiu sem prestar socorro, segundo o inspetor da PRF, Jorge Madeira, o motorista ainda não foi edificado.
Jorge Madeira falou sobre as penalidades do uso de álcool ao conduzir veículos e também sobre a omissão de socorro à vítima após um acidente, ele fala que causar um acidente e não socorrer a vítima também configura um crime.
“O simples fato dele ter se omitido de socorre a vítima, já é um crime. Agora a gente não tem, tendo em vista que ele se evadiu do local do acidente e a polícia não tem como aferir e dizer o porquê da evasão do local, se era porque ele não era habilitado, ou se era porque estava sob efeito de álcool. […] Até então, o conhecimento que a Polícia Rodoviária tem é que esse condutor cometeu o crime de homicídio culposo no trânsito […] e combinado com o crime de homicídio culposo no trânsito, vem a questão da pena de omissão de socorro e nesse caso aí essas penas se somam”, pontuou.
REGISTROS DO FINAL DE SEMANA
A Polícia Rodoviária Federal – de Picos, Valença e Alegrete – notificou 135 veículos durante o final de semana. Foram recolhidos 23 CRVs (Certificado de Registro do Veículo) e três CNHs (Carteira Nacional de Habilitação). Ao todo, foram fiscalizados 213 veículos.
A PRF apreendeu ainda uma moto com restrição de roubo. Segundo o inspetor Jorge Madeira, o chassi da moto não conferia com a placa, havendo registro de roubo do veículo datado de fevereiro de 2010 na cidade de Osasco em São Paulo. O condutor, de 47 anos, foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Picos pela suposta prática de adulteração de sinal de veículo automotor e ainda por receptação.
CONFIRA OS ÁUDIOS DA ENTREVISTA COM JORGE MADEIRA-