A partir deste ano, os eleitores poderão contar com um novo aparato tecnológico na hora de votar: o aplicativo e-Título. Através dele, o votante acessa seu título de forma digital, dispensando a apresentação de qualquer outro documento de identificação. “Não precisa levar título, nem identidade. Basta levar o celular, acessar o título digital e você estará identificado e poderá votar”, ressaltou o chefe de cartório da 10ª zona eleitoral, Luís Borges.

Luis Borges – Foto: Fabrício Sousa

Luís acrescentou ainda que será possível acessar o aplicativo mesmo sem acesso à internet. “Não há necessidade de conexão com a internet, porque o aplicativo está na memória do celular. Então, mesmo sem conexão, a pessoa vai poder exibir ali para o mesário o título com as informações necessárias”, afirma.

Confira a entrevista: Luís Borges

Acessibilidade e trabalho voluntário

O Cartório Eleitoral de Picos iniciou vistorias nos locais de votação, a fim de verificar as condições físicas e de acessibilidade. Caso seja constatada alguma irregularidade, será solicitado os reparos necessários junto às entidades responsáveis.

Para aqueles que tenham interesse em servir a justiça eleitoral, basta procurar o cartório ou se inscrever via internet e se habilitar como voluntário. Os requisitos exigidos é possuir idade a partir de 18 anos e ser alfabetizado.

Texto: Andréia Monteiro