Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ao relacionar o número de eleitores de 2018 à estimativa populacional mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que em 10 municípios piauienses há mais eleitores que habitantes este ano.
No ranking elaborado pela CNM dos dez municípios com mais eleitores que população no Nordeste, duas cidades piauienses se destacam na lista. Nazária tem 10.168 eleitores, mas possui apenas 8.425 habitantes, portanto, 1.743 votantes a mais do que a população residente; e Novo Santo Antônio tem 3.786 eleitores e 2.940 habitantes, 846 votantes a mais.
A explicação do TSE para as diferenças está nas definições de domicílio civil, que é a residência permanente, e domicílio eleitoral. Este abrange a localidade na qual o eleitor comprova residência acrescida de envolvimentos afetivos, familiares e sociais. Dessa forma, é possível o cidadão morar em uma cidade e votar em outra, sem que seja configurado como fraude.
O Piauí configura o terceiro lugar entre os estados do nordeste que apresentou mais cidades com número de eleitores superior aos habitantes, ficando atrás do Rio Grande do Norte, que possui 16 municípios com diferenças entre eleitores e a população residente, e Paraíba, com 12 cidades.
Menor eleitorado do Nordeste
Com um total de 2.327.725 eleitores, o Piauí apresenta também os municípios com os menores eleitorados do Nordeste. Miguel Leão é a cidade com o menor número de votantes (1.284) em 2018, o que representa apenas 0,003% do eleitorado nordestino.
Além de Miguel Leão, as cidades de Santo Antônio dos Milagres e Porto Alegre do Piauí também no ranking dos municípios com os dez menores eleitorados na Região Nordeste, com 1.664 (0,004%) e 1.781 (0,005%) eleitores, respectivamente.
Jornal O Dia