Aconteceu na manhã deste sábado (9), no 3° Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) em Picos, o IV encontro de militares da reserva e ex-integrantes da entidade. A eventualidade acontece anualmente, e esse ano Picos foi escolhido para sediar a celebração que contou com várias autoridades.

De acordo com o Coronel Lopes, todos os batalhões estão de parabéns, e que esses encontros são fundamentais para reunir militares e civis que ajudaram a construir as instalações do 3° BEC.

Ouça a entrevista: CORONEL LOPES

“Poder reunir militares e civis que fundaram o batalhão, desde o início da década de 50, que vieram aqui para Picos na década de 70, construíram as instalações do 3º BEC e participaram da integração de toda essa malha rodoviária aqui do Nordeste. Eram jovens naquela época, que doaram a sua juventude, sua força de trabalho, para tornar isso tudo possível e hoje nós todos estamos muito felizes e agradecidos por essa oportunidade de termos eles aqui juntos no batalhão”, disse.

O General Avena, fez uma avaliação do evento e disse estar emocionado em recordar atividades desenvolvidas na década de 60. Ele deixou ainda uma mensagem para os jovens dessa geração.

“Esse momento não dá para descrever, é muita emoção. A gente recorda, foi um trabalho extraordinário com essa turma toda aqui, e nós ainda somos remanescentes de uma geração que trabalhou muito e que tem consciência disso. Hoje os jovens têm muito o que fazer, o Brasil está precisando da dedicação e do entusiasmo do amor”, disse.

Entrevista: GENERAL AVENA

O Coronel de Engenharia, Lúcio Flávio, ex-funcionário do órgão, contou um pouco de sua experiência na construção da barragem de Bocaina.

“A barragem, quando nós chegamos para fazer o primeiro reconhecimento, realmente deu um frio na barriga da responsabilidade que tinha, não só eu, mas todo o pessoal que trabalhava comigo. Na época quem iniciou as tratativas da construção da barragem foi o Coronel Herma Cavalcante, e iniciado na época do Coronel Carlos e concluído na época do Coronel Figueira. Tivemos muito apoio da cidade de Bocaina, apoio do pessoal da Canabrava e dos municípios ali próximos e vencemos a batalha. E quando foi em 1985 nós concluímos junto com batalhão e a população”, relembrou.

LÚCIO FLAVIO

 

 

Texto e Fotos: Fabrícia Rivas