Com o intuito de reforçar a importância da saúde da mulher em prol da redução da Mortalidade Materna, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher promoveu durante todo o mês de maio ações de disseminação de informações e de conscientização relativas ao tema.
De acordo com a coordenadora do órgão, Aurilândia Rocha, para encerrar as atividades, foi realizado durante toda a manhã de hoje segunda-feira (28) o Dia D de Saúde da Mulher, com exposição de artesanatos e uma série de atividades, entre elas testes rápidos, aferição de Pressão Arterial, glicemia, vacinação, tratamento de tuberculose e hanseníase e alguns informativos sobre prevenção do câncer do colo do útero e mama.
“Todos os dias estamos desenvolvendo trabalhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em relação a prevenções, e hoje, por ser esse dia, a gente intensifica mais em relação a estar dizendo às mulheres da importância de se prevenir contra qualquer doença, principalmente as doenças sexualmente transmissíveis, câncer de colo do útero e câncer de mama”, disse.
Para a coordenadora da Mulher de Picos, Maria José do Nascimento, a Nega Mazé, esses eventos são de fundamental importância para orientar as mulheres sobre a prevenção de doenças e a violência contra a mulher.
“É muito importante para mostrar à sociedade, os mecanismos de enfrentamento a violência contra a mulher no município de Picos e estamos mostrando que não cuidar da saúde da mulher é também uma violência”, conta.
CONFIRA AS ENTREVISTAS
AURILÂNDIA ROCHA-
NEGA MAZÉ-