O fornecimento de água a comunidades rurais do município havia sido interrompido nos meses de março e abril por conta da grande quantidade de chuvas que caíram na região, mas tinha sido retomado no início de maio. Entretanto, o Ministério da Integração suspendeu a Operação Carro-Pipa em vários municípios piauienses e a partir do dia 01 de junho, a cidade que não solicitar, através de um ofício, a continuidade do fornecimento de cargas de água, ficará desassistido.

O coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, conta que é necessário a prefeitura fazer um decreto de situação de emergência para que as seis comunidades da zona rural beneficiadas voltem a receber a operação.

“O que o exército quer, é que a gente mande um ofício para Recife, solicitando a continuidade da Operação Carro-Pipa. Então o prefeito fez um ofício, e já entreguei na mão do capitão Kelson, que é o chefe da operação aqui na região de Picos, então ele enviou para Recife e de acordo com o parecer do Ministério da Integração Nacional, se autorizar, o prefeito vai ter que fazer um decreto de situação de emergência de água para o consumo humano”, explicou.

Caso o Ministério da Integração não autorize a retomada da ação de abastecimento hídrico, a partir de primeiro de junho a operação é suspensa, restando apenas às comunidades o auxílio do caminhão do PAC 2.

Atualmente, famílias que residem nas localidades Carnaíbas I e II, Mocambo, Costaneira, Serra dos Pereiros, Serra do Tanque e Chapada do Fio precisam do abastecimento de água para o consumo próprio.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA DE OLIVEIRO LUZ-

 

MATÉRIA RELACIONADA: 

Carro-pipa volta a fazer abastecimento de água em Picos após 60 dias de suspensão