O golpe da fatura falsa, no qual vítimas pagam boletos falsificados enviados por criminosos, tem sido um dos mais registrados no Piauí, segundo o delegado Humberto Mácula, coordenador da Delegacia de Repressão a Crimes Virtuais do estado (DRCI).
Em entrevista ao Bom Dia Piauí desta quarta-feira (26), o delegado afirmou que esta modalidade de golpe pode ocorrer com fatura de cartão de crédito, conta de energia, água, telefone e até mesmo mensalidades escolares.
Isso porque, segundo o coordenador da Delegacia de Repressão a Crimes Virtuais, os consumidores, na correria do dia a dia e na intensão de quitar logo as contas, não verificam a legitimidade de PDFs, links e boletos que chegam por email.
“A recomendação é que se você não solicitou esse serviço ou se chegou de uma forma despretensiosa, não pague. Verifique a autenticidade daquele email com a instituição. Em caso de dúvida, vá presencialmente ou entre em contato por um telefone oficial”, disse Humberto Mácula.
O delegado explicou ainda que golpes como esses se tornam cada vez mais frequentes pelo fato do Brasil ser o país que mais tem vazamento de dados no mundo. “Nossos dados estão jogados na internet, por isso hoje precisamos desconfiar de tudo, principalmente quando envolve a questão financeira”, afirmou.
A Delegacia de Repressão a Crimes Virtuais ressaltou que em casos de golpes como esse ou semelhantes é de suma importância que a vítima registre um boletim de ocorrência para que a polícia tenha conhecimento e possa tomar medidas cabíveis de repressão.
Fonte: G1 Piauí