Que o prefeito Dr. Pablo Santos tem uma bancada de oposição nanica na Câmara Municipal, ele e toda comunidade picoense já sabe. Agora o que está se desenhando, é que além de pequena, a oposição tem se comportado de forma não raivosa. Pelo menos é o que aparenta.

Sem líder

O prefeito Pablo Santos ainda não indicou o nome que irá exercer a liderança do seu governo na Câmara Municipal. O gestor adiantou que essa função será incumbida a um vereador do seu partido, o MDB. Os apostadores estão jogando todas suas fichas no vereador Hugo Victor.

O favorito

No seu quinto mandato consecutivo, Hugo Victor presidiu o parlamento picoense por oito anos. O emedebista conhece como ninguém cada canto da Casa legislativa. Ele também possuiu o perfil ideal para o posto e defende com muita perfeição e ataca com precisão.

Indicado

Já lá para as bandas da oposição os membros elegeram o vereador Afonsinho (Progressistas) para liderar a bancada. O progressista ainda não se posicionou de forma oficial se topa ou não assumir a missão. O progressista cumpre seu seu terceiro mandato e já atuou tanto na defesa como também no ataque na “Casa do Povo”.

Prenúncio

Segundo uma fonte com livre trânsito no povoado nerista, a possibilidade de a vice-prefeita Xandú Neri (PSB) subir as escadarias do Palácio Coelho Rodrigues antes mesmo do final das águas de março, é possível. Desde e o final do ano passado que a socialista não faz esse percurso. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos da novela.

Anunciação

Comenta-se nos bastidores da política local que o nome da ex-primeira dama de Picos, Diana Belo, poderá ser uma das apostas do grupo do ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas) na eleição de 2028. Diana ocupou a pasta da Educação nos últimos seis meses da gestão passada e sua desenvoltura agradou tanto ao ex-gestor como também os aliados. Especula-se que a conjuntura política no ano eleitoral vai definir se ela vai mesmo disputar e que cargo pleiteará.

Bateu asas

Quem bateu asas do lago nerista foi o primeiro suplente de vereador Beron Filho (PSB). Após anos congregando na legião, ele levantou voo em busca de novos horizontes. Beron alegou falta de sintonia dentro do grupo e parece que ele levou uma pontinha de mágoa da cúpula do partido pelo tratamento recebido na reta final da campanha eleitoral.

Em novo habitats

Após anunciar que não mais segurará politicamente o deputado Nerinho, ele manifestou que apoiará o ex-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade (PSD), que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa na eleição do ano que vem. Toninho e Beron são amigos de longas datas, e pelo visto, seu novo líder político já começou instruindo como se dá um nó na gravata.

Pode isso, Arnaldo?

Tem um prefeito de um município da região de Picos que está colocando a carroça na frente dos bois, literalmente falando. Segundo uma fonte do citado município, o gestor está executando obras antes mesmo que estas sejam licitadas. Pode isso, Arnaldo?

Dica do Enem

A coluna sorteará um brinde surpresa entre os leitores para quem acertar o nome da cidade. Como sempre, o colunista deixa uma dica: Pois bem, durante a campanha eleitoral o então candidato a prefeito andava de pires na mão tomando um punhado de açúcar emprestado até aos pedintes de porta de Igreja.

Senhor dos carros

O suplente de vereador Rodrigo Lima, mais conhecido no meio político por Rodrigo P2, foi nomeado pelo presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), Severo Eulálio, para o cargo de coordenador de Transporte da Casa Legislativa. P2 ingressou no MDB no plantel da equipe dente de leite. Ele detém bastante prestígio por parte do senador Marcelo Castro, presidente estadual do partido. O jovem político já disputou uma cadeira da Câmara Municipal de Picos pela legenda em duas eleições e já é considerado uma das principais figuras da agremiação partidária na “Capital do Mel”.

Primeira vez

O vice-presidente da Câmara Municipal de Picos José Arimatéia Luz, o “Maté” (PSB), conduziu pela primeira vez uma sessão ordinária. Devido à ausência do presidente Rinaldo Cabral Filho (MDB), coube ao socialista dirigir os trabalho. Apesar de ter que lidar com uma manifestação pacífica promovida por pais de alunos que protestam contra o projeto de nucleação das escolas da Rede Municipal de Ensino, Maté se saiu muito bem na avalição dos seus pares.

Ponto de encontro

A loja de material de construção do suplente de vereador Dedé Monteiro (Progressistas), localizada na Avenida Senador Helvidio Nunes, voltou a ser ponto de encontro dos políticos da cidade. Os estabelecimento mais parece um comitê suprapartidário, pois é frequentado constantemente por integrantes das mais variadas correntes políticas do município. Diariamente é possível encontrar os políticos em um descontraído bate-papo.